Andar de bicicleta é saudável, sustentável e econômico. Por isso, nas grandes e pequenas cidades o número de ciclistas está aumantado a cada dia.
As cidades estão procurando alternativas para uma locomoção segura dos ciclistas e estão criando ciclovias, ciclofaixas e até ciclorrotas. Vocâ sabe diferenciar o que é cada uma?
Vamos definir cada uma delas para tirar as dúvidas de quem tem!!!
CICLOVIA:
É um espaço segregado para fluxo de bicicletas, ou seja, há uma separação física isolando os ciclistas dos demais veículos.
Essa separação pode ser através de mureta, meio fio, grade, blocos de concreto ou outro tipo de isolamento fixo. A ciclovia é indicada para avenidas e vias expressas, pois protege o ciclista do tráfego rápido e intenso.
CICLOFAIXA:
É quando há apenas uma faixa pintada no chão, sem separação física de qualquer tipo (inclusive cones ou cavaletes). Pode haver “olhos de gato” ou no máximo os tachões do tipo “tartaruga”, como os que separam as faixas de ônibus.
Indicada para vias onde o trânsito motorizado é menos veloz, é muito mais barata que a ciclovia, pois utiliza a estrutura viária existente.
CICLORROTA:
De uso mais recente, o termo ciclorrota (ou ciclo-rota) significa um caminho, sinalizado ou não, que represente a rota recomendada para o ciclista chegar onde deseja. Representa efetivamente um trajeto, não uma faixa da via ou um trecho segregado, embora parte ou toda a rota possa passar por ciclofaixas e ciclovias.


Nenhum comentário:
Postar um comentário